Descobrir dispositivos de escuta em seu carro
Permanecemos em uma era em que qualquer indivíduo tem acesso a equipamentos de espionagem, bem como escutas espias e também as famosas micro câmeras espiãs de espionagem. A tecnologia moderna disponibilizou-os ao público a custos amigáveis ao bolso. Isso torna muito fácil para qualquer um que queira espioná-lo descobrir os meios de atacar sua privacidade com dispositivos de gravação de vídeo ou micro câmeras ocultas. Mesmo um celular bem posicionado pode ser suficiente. No entanto, isso não precisa deixa-lo assustado. Em primeiro lugar, poucas pessoas recorrem a esse método por motivos honestos e, em segundo lugar, grande partes destes equipamentos de espionagem possuem legislação que os regulamenta, como o uso de dispositivos de escuta e rastreamento na propriedade de alguém, e vários outros equipamentos de espionagem.
É legal usar um equipamento de espionagem?
Se você quiser usar equipamentos de espionagem ou contratar um investigador particular para gravar as conversas particulares de uma pessoa, certifique-se de que a legislação esteja do seu lado. Converse com um advogado ou reveja sua estratégia com um detetive particular. Eles podem recomendar as melhores técnicas para usar em seu caso.
Se você está aberto a gravar alguém, por exemplo, com smartphones em público, bem como está evitando ser gravado em particular, ou se acredita que uma atividade criminosa será cometida ou já foi tentada contra você ou uma pessoa em seu família, é recomendado o uso de equipamentos de espionagem.
É melhor ter cuidado e tomar as medidas apropriadas se você tiver motivos para acreditar que uma pessoa realmente plantou um dispositivo de escuta espia em seu carro
O que é um dispositivo de escuta espiã?
Os equipamentos de espionagem de escuta espiã se assemelham às de rastreamento por GPS. Uma ferramenta de monitoramento GPS determina sua localização em tempo real com base em redes celulares, além de transmitir dados da mesma forma que o telefone celular. No entanto, uma escuta espiã também pode captar as conversas dentro dos carros e caminhões. Os tamanhos das equipamentos de espionagem de escuta variam. Pode ser tão grande quanto uma caixa de fósforos e também tão pequena quanto a cabeça de um alfinete. Também menor se estivermos discutindo ferramentas de espionagem utilizadas por policiais, funcionários do governo ou investigadores particulares.
Um escuta espia para carros possui um mini transmissor UHF, bem como um microfone e funciona normalmente com uma bateria. Quando montados a longo prazo, eles certamente precisarão ser conectados a uma fonte de energia. Devido à sua pequena dimensão, as escutas espiãs podem ser convenientemente plantadas em qualquer lugar do seu automóvel e podem passar despercebidos se você não estiver tentando encontrá-los.
O indicador mais constante que mostra que seu carro foi grampeado é a visibilidade de zumbidos incomuns. No entanto, você também deve observar as alterações de quantidade em seu telefone celular, bipes estranhos ou áudios estranhos.
Por que alguém colocaria uma escuta espiã em seu carro?
Muitos de nós não têm motivos para se preocupar com dispositivos ocultos. No entanto, pode haver momentos em que nos descobrimos especificamente situações em que eventos interessados podem ser inspirados a usar esses dispositivos digitais para ouvir nossas conversas. Na maioria das vezes, dispositivos de escuta são plantados por pessoas que pretendem ficar de olho em você. Se o seu sócio acredita que você está roubando ou você tem um sócio enganador, você não deve se surpreender se localizar um dispositivo de escuta em seu veículo.
Depois, há condições em que a pessoa que está gravando sua conversa tem algo a ganhar com isso. Pode ser uma empresa que pretende recuperar uma dívida, uma empresa concorrente que pretende obter informações secretas ou uma seguradora que deseja garantir que seu caso seja real e genuíno.
Veja no artigo a seguir os principais sinais de alerta que você está sendo espionado
Se você está passando por uma separação difícil ou se preparando para obter proteção individual de seus filhos, seu companheiro pode instalar um dispositivo de escuta espiã para obter acesso a provas que podem usar contra você em um tribunal.
É claro que órgãos policiais do governo podem considerar tais estratégias se você tiver acessado sites específicos ilegais ou se seu familiar ou amigos próximos forem suspeitos de atividades criminosas contra o estado. Dispositivos de escuta também podem ser usados para extrair informações confidenciais de pessoas ricas e também celebridades que podem ser usadas como moeda de troca sob a ameaça de submetê-las à mídia.
Como você identifica uma ferramenta de escuta em seu automóvel?
A primeira coisa que você pode fazer é avaliar visualmente seus carros e caminhões. Pegue uma lanterna e comece sua investigação. Certifique-se de trazer uma testemunha para sua avaliação para evitar a alegação de que você plantou o equipamento de espionagem no veículo. Comece com o exterior do veículo. Como os dispositivos geralmente são conectados usando ímãs, concentre-se em áreas metálicas abertas.
- Examine entre os espaços das rodas - Pode ajudar a sondar um dispositivo magnético se você não puder ver bem.
- Dê uma olhada no material rodante - use um espelho para verificar embaixo de seus carros e caminhões.
- Verifique atrás dos pára-choques-- verifique os espaços vazios
- Olhe sob o capô - concentre-se nas capas plásticas ou metálicas, torres de suporte, radiador e bateria
- Se não localizou absolutamente nada do lado de fora, transfira para o interior do veículo:
- Verifique abaixo do assento do motorista do veículo - alguns dispositivos de escuta precisam ser conectados à porta de informações abaixo do lado do motorista do painel
- Inspecione o porta-malas - concentre-se principalmente no compartimento do pneu sobressalente
- Olhe embaixo e também na borda dos assentos - procure por saliências estranhas sem fios
- Examine a parte inferior do painel - veja se você encontra algum tipo de ferramenta magnética ou componentes com fiação
Se o exame visual do seu carro não trouxe resultados, mas você ainda tem suas suspeitas, considere comprar detectores de escutas. Um detector de escuta é um dispositivo portátil com uma ampla faixa de frequência de rádio que permite a localização de sinais eletromagnéticos. As ferramentas de varredura mais comuns atingem uma frequência de 8 MHz a 10 GHz. Esses itens são simples de descobrir e baratos.
Um detector de escutas funciona para detectar sinais de rádio e também campos magnéticos, bem como sinais de dispositivos sem fio. Assim que o detector descobre o dispositivo de escuta ou a micro câmera oculta, ele aciona um sistema de alarme. Você também pode optar por adquirir um detector eletrônico de radiofrequência que detectará qualquer tipo de atividade incomum sem fio ou móvel em seu carro ou caminhão. Se o scanner de escutas tiver uma transmissão sem fio, ele ativará as luzes, agitará ou fará um áudio.
Se você não consegue descobrir a escuta, mas tem certeza de que está sendo filmado, pode sempre contratar um detetive particular para tomar as contramedidas ideais de monitoramento técnico e também fazer uso de um detector de câmera que esteja oculto em seu carro. Se você descobrir a escuta e ele for alimentado por baterias e conectado usando um ímã ou fita, basta removê-lo. Se estiver conectado ao sistema elétrico de seu veículo, é melhor procurar a assistência de um mecânico de carros e caminhões.